sábado, 23 de fevereiro de 2013

Apostas Oscar 2013



E amanhã é o dia da festa mais aguardada do ano. Por mim, é claro! Vai chegando janeiro e eu já começo a ficar ansioso para acompanhar os indicados, as entrevistas, reportagens, tapete vermelho, vestidos, penteados... É muito glamour! E como todo brasileiro gosta de dar palpite até quando não é chamado, eu estou aqui para dar os meus pitacos para a 85ª edição do Oscar. AMO/SOU

Vamos, então, às considerações iniciais! Primeiro, eu não assisti a todos os filmes, principalmente porque não são todos que estiveram disponíveis na minha cidade. Segundo, não tratarei aqui dos documentários, porque a análise de um documentário vai além da minha capacidade; e eu também nunca tive acesso a nenhum antes da premiação.

Sobre a organização do texto: a minha aposta estará em negrito e, quando eu achar necessário fazer um comentário (sempre!), eu o farei! Então...



Categorias secundárias 
(que o povão tá pouco se lixando só porque não tem glamour e nem é transmitido pela Globo!)


Edição
(Acho que as cenas mais frequentemente elogiadas de Argo dizem respeito à sua edição. É o que é mais marcante nesse filme)
Argo
As aventuras de Pi
Lincoln
A hora mais escura
O lado bom da vida

Efeitos visuais
(Pelo menos uma estatueta pro Hobbit. É uma aposta de fã!)
O hobbit: Uma jornada inesperada
As aventuras de Pi
Os vingadores
Prometheus
Branca de Neve e o caçador

Figurino
(O figurino de Espelho, espelho meu é divino; Branca de Neve e o caçador também tem um bom figurino. Apenas. Mas tô preferindo Os miseráveis. Desculpa, gente, mas eu amei esse filme e tô apostando minhas fichas nele!)
Anna Karenina
Os miseráveis
Lincoln
Espelho, espelho meu
Branca de Neve e o caçador

Maquiagem e cabelo
Hitchcock
Os miseráveis
O hobbit: Uma jornada inesperada

Design de produção
(Não existe um conjunto da obra mais foda do que As aventuras de Pi. Visualmente falando, é um dos filmes mais lindos que eu já vi.)


Anna Karenina
O hobbit: Uma jornada inesperada
Os miseráveis
As aventuras de Pi
Lincoln

Fotografia
Anna Karenina
Django livre
As aventuras de Pi
Lincoln
007 – Operação Skyfall

Edição de som
(Ataques histéricos com A hora mais escura!)
Argo
Django livre
As aventuras de Pi
A hora mais escura
007 – Operação Skyfall

Mixagem de som
Argo
Os miseráveis
As aventuras de Pi
Lincoln
007 – Operação Skyfall

Canção original
(Ai, gente, eu gostei mais de Suddenly com a voz do Hugh Jackman, mas tô apostando na Adele porque ela já ganhou o Globo de Ouro)


"Before my time", de Chasing ice – J. Ralph (música e letra)
"Everybody needs a best friend", de Ted – Walter Murphy (música) e Seth MacFarlane (letra)
"Pi's lullaby", de As aventuras de Pi – Mychael Danna (música) e Bombay Jayashri (letra)
"Skyfall", de 007 - Operação Skyfall – Adele (música e letra)
"Suddenly", de Os miseráveis – Claude-Michel Schönberg (música), Herbert Kretzmer (letra) e Alain Boublil (letra)

Trilha sonora original
(John Williams é o melhor de todos! Ele já concorreu ao Oscar 47 vezes. Beijos, mundo!)
Dario Marianelli (Anna Karenina)
Alexandre Desplat (Argo)
Mychael Danna (As aventuras de Pi)
John Williams (Lincoln)
Thomas Newman (007 – Operação Skyfall)

Curta-metragem de animação
(Visualmente, prefiro Fresh guacamole; também fiquei tocado com Head over heels e The longest Daycare, mas vou ficar com Paperman pra ser óbvio.)
Adam and dog
Fresh guacamole
Head over heels
Maggie Simpson in 'The Longest Daycare'
Paperman


Categorias principais 
(As divas no tapete vermelho. Beijos sociedade. Recalque bate e volta!)



Filme estrangeiro
(Não vi nenhum. Tô votando nesse só pela quantidade de publicidade positiva sobre Amor)

Amor (Áustria)
No (Chile)
War witch (Canadá)
O amante da rainha (Dinamarca)
Kon-tiki (Noruega)

Animação
(É o melhor disparado! Essa talvez seja uma das minhas únicas certezas!)



Valente
Frankenweenie
ParaNorman
Piratas pirados!
Detona Ralph

Roteiro adaptado
(Roteiro muito bem construído! Maravilhoso. Lincoln é cansativo e As aventuras de Pi não me cativou tanto)
Chris Terrio (Argo)
Lucy Alibar e Benh Zeitlin (Indomável sonhadora)
David Magee (As aventuras de Pi)
Tony Kushner (Lincoln)
David O. Russell (O lado bom da vida)

Roteiro original
(A vingança histórica de Quentin Tarantino! Acho que o concorrente a altura é o Mark Boal. Mas... Tô votando assim!)
Michael Haneke (Amor)
Quentin Tarantino (Django livre)
John Gatins (Voo)
Wes Anderson e Roman Coppola (Moonrise kingdom)
Mark Boal (A hora mais escura)

Ator coadjuvante
(Ele é o melhor ator que eu já vi em cena. Ele vai repetir o prêmio de Bastardos Inglórios. O concorrente mais forte talvez seja Tommy Lee Jones que é o que há de melhor em Lincoln, além da trilha sonora, claro!)


Christoph Waltz (Django livre)
Philip Seymour-Hoffman (O mestre)
Robert De Niro (O lado bom da vida)
Tommy Lee Jones (Lincoln)
Alan Arkin (Argo)

Atriz coadjuvante
(Desculpa Sally Field, que estava maravilhosa em Lincoln, mas a noite será de Anne Hathaway)


Sally Field (Lincoln)
Anne Hathaway (Os miseráveis)
Jacki Weaver (O lado bom da vida)
Helen Hunt (The sessions)
Amy Adams (O mestre)

Ator
(Sem chances pra nenhum um dos outros. Se outro ganhar, ficarei surpreso)


Daniel Day-Lewis (Lincoln)
Denzel Washington (Voo)
Hugh Jackman (Os miseráveis)
Bradley Cooper (O lado bom da vida)
Joaquin Phoenix (O mestre)

Atriz
(O ano passado, um francês ganhou o de melhor ator. Será que eles repetem isso? Tô apostando em Emmanuelle Riva, mas ainda tem a Jessica Chastain que é uma forte candidata!)
Naomi Watts (O impossível)
Jessica Chastain (A hora mais escura)
Jennifer Lawrence (O lado bom da vida)
Emmanuelle Riva (Amor)
Quvenzhané Wallis (Indomável sonhadora)

Diretor
(KD KATHRYN BIGELOW? KD BEN AFFLECK? Tô indignado! Esse ano a dobradinha Diretor e Filme não se sucederá. Voto no Spielberg sem querer muito!)
Michael Haneke (Amor)
Benh Zeitlin (Indomável sonhadora)
Ang Lee (As aventuras de Pi)
Steven Spielberg (Lincoln)
David O. Russell (O lado bom da vida)

Filme
(Argo já levou o Globo de Ouro. Além disso, eu também achei o melhor filme de todos. O conjunto da obra do Ben Affleck é mais atraente.)


Indomável sonhadora
O lado bom da vida
A hora mais escura
Lincoln
Os Miseráveis
As aventuras de Pi
Amor
Django livre
Argo

Amanhã, acompanharemos a festa com a voz gutural do Coronel Jesuíno José Wilker.



Nenhum comentário: