sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Skoober Meme


Depois de passar por poucas e boas nos últimos dias, resolvi me distrair um pouco aqui no blog. Adoro fazer isso! Decidi pegar leve agora na minha 500ª retomada ao blog e, seguindo os exemplos da Babi, do Ella en Palabras, e do Rodolpho, do A arte de um sorriso, vou fazer mais um desses memes da blogosfera (esse era o momento de falar o nome do meme, mas acho que esse não tem um nome).

Adoro quando me perguntam o que eu estou lendo, o que eu gosto de ler ou qualquer outra coisa do tipo. E é essa a intenção desse Meme! Conferir lá no Skoob a lista de livros que faz parte da minha vida. Olha, que coisa mais fofa! Estou me lembrando que, no mês passado, enquanto eu foleava o Sagarana, do Guimarães Rosa, um rapaz se interessou pela minha leitura e me perguntou sobre o livro e sobre minhas preferências literárias. Minha vontade era de dar um abraço nele e dizer: obrigado por perguntar, moço! #AmoresEternos

Enfim, vou deixar de lenga-lenga e partir para o questionário: as histórias vão aparecendo naturalmente. E eu adoro contar uma história!

Outra coisa: ao lado do nome de alguns livros, tem links que ligam a outras postagens do blog que falam de tal livro ou que tenha trechos dele. Deu pra entender? Nossa, nem eu entendi isso! Clica no link que tu entende!

1-Quantos livros lidos você tem na sua aba Lido no Skoob?
Tenho 140 livros lidos, apesar de que teria que ter muitos mais. Primeiro, porque eu fiz o meu perfil no Skoob com 16 anos, quando eu já tinha lido muita coisa; então, eu já tinha esquecido de vários livros da minha pré-adolescência e proximidades. Além disso, eu queria ter lido tantos outros livros nos últimos anos, mas a rotina e a minha falta de organização do tempo não permitem.

2-Qual livro você está lendo?

A Dança dos Dragões, George R. R. Martin

Depois de quase oito meses de dedicação quase exclusiva ao As Crônicas de Gelo e Fogo, chego, enfim, ao quinto livro da série. Para quem não conhece, é uma fantasia medieval com reis, rainhas, cavaleiros, dragões, navios e criaturas sombrias. Na verdade, é muito mais do que isso. Tem traição, injustiça, bastardos, incesto, sexo, violência. E tem mais! Muito mais! E é uma vitória chegar até o quinto livro, A Dança dos Dragões (Um homem esfolado não tem segredos, 29 de janeiro de 2013)porque é o último escrito e publicado até agora. George R. R. Martin, o autor, promete mais dois para a série. O sexto, com publicação depois de 2014! Apenas esperando.

Também tá marcado que eu estou lendo Os Diários Secretos de Agatha Christie, de John Curran, mas é que esse livro eu leio sem um compromisso de chegar até o fim: releio trechos, reflito sobre alguns pontos... É um livro pro resto da vida!

3-Quantos livros tem na sua aba Vai ler?
São 84 livros! Meu Deus: tô bobo! Oitenta e quatro! Mas assim, muitos que eu marco ali é só pra eu me lembrar de procurar depois. São histórias que me interessam e que eu penso que podem me servir no futuro. Mas, às vezes, eu nem lembro porque marquei tal livro.

4-Você está relendo algum livro? Qual é?
Não tenho o costume de reler livros, então não tem nenhum nessa aba. Mas estou com planos de reler O Pequeno Príncipe (Essencial, 05 de junho de 2011), do Antoine de Saint-Exupéry, Veronika Decide Morrer, do Paulo Coelho e Anjos e demônios (#TopTop: O melhor livro, 08 de julho de 2010), do Dan Brown.


5-Quantos livros você já abandonou? Quais são eles?
Nossa, já abandonei 4. Começo por A Montanha e o Rio, do Da Chen: eu li mais da metade do livro duas vezes, mas realmente ele não me motivou a continuar. Sério mesmo! Achei a escrita muito infantil também, mas eu acho que é a má tradução. Depois tem Os Filhos do Imperador, da Claire Messud, que é uma comédia de costumes que não me convenceu; além disso, os personagens são muito confusos (a avaliação média desse livro no Skoob é 2,4! Quer dizer...). Depois disso, vem Macunaíma, do Mário de Andrade. Desculpa, modernistas, mas eu não gosto de vocês. E, pra finalizar, À espera de um milagre, do Stephen King, que me deu náuseas. Meu estômago não é forte o suficiente para aguentar descrições do corredor da morte.

6-Quantas resenhas você tem cadastradas no Skoob?
São 15, mas todas feitas antes de eu saber o que era uma resenha. Só não apago porque gosto de relê-las e admirar a minha inocência da adolescência.

7-Quantos livros avaliados você tem na sua lista?
São 139. Eu avalio todos logo depois de marcar "Lido", mas acontece que tem um único que eu não avaliei. Procurei, procurei e não encontrei qual está sem estrelas. Tô chateado/frustrado com isso.

8-Na aba Favoritos, quantos livros você tem registrados? Cite alguns.
Tenho 38 livros favoritos. Tem uns que eu marquei há muito tempo e tenho até um pouco de vergonha de ter feito isso (tipo Eclipse Amanhecer, da Saga Crepúsculo, da Stephenie Meyer), mas não desmarco pelos mesmos motivos do item 6. Mas, para citar alguns... (Aí, eu abro o PhotoScape e faço uma montagem porca!)


A Cidade do Sol, do Khaled Hosseini, é emocionante, lindo, intenso; A menina que roubava livros (Simplicidade, 24 de abril de 2010), do Markus Zusak, é engraçado e reflexivo (o Zusak é um dos meus autores favoritos); Ensaio sobre a cegueira, do José Saramago, que te joga no chão e faz você agradecer por isso; e Anjos e demônios, do Dan Brown, que, na minha opinião, é o melhor romancista da atualidade: esse livro em especial é de tirar o sono, além das descrições de obras de arte e acontecimentos históricos. Tem coisa melhor?

J.K. Rowling não foi citada, mas tá dentro do meu coração 
(e na minha lista de Favoritos do Skoob)


9-Quantos livros você tem na aba Tenho?
Tenho 55 livros. Cheguei a um ponto crítico em que eu não tenho mais espaço para guardar tudo isso. Preciso de uma estante urgentemente! Parei de comprar até solucionar esse problema (Mentira! É porque eu tô devendo até as cuecas e não quero assumir o atestado de pobreza!)

10-Quantos livros você tem nos Desejados?

Só uma sugestão...

Olha, só tem 22. Sou humilde, gente! Mas um recadinhos pros coleguinhas e pras titias: se escolher um livro ali daquela lista pra me presentear... Ai, vou ficar emocionado! Vou pensar que você leu meus pensamentos, que me conhece mais que a mim mesmo e te darei um beijo no rosto enquanto meus olhos escorrem lágrimas de deleite.

11-Quantos livros emprestados no momento? Quais?
Gente, eu não tenho esse costume de marcar os livros emprestados no Skoob. Preciso contar... Peraí! [3 minutos depois:] Tenho 3 livros emprestados: Os Quatro Grandes, da Agatha Christie, Cinquenta tons de cinza, da E. L. James (Nathália, eu vou ler o livro que você me deu. Eu já disse. Só emprestrei rapidão pra farmacêutica do meu tio!) e A Solidão do Livro Emprestado (Sob as luzes de Copacabana, 04 de maio de 2012), do André Giusti. Esse último, por sinal, contém os contos mais lindos que eu já li na vida.

12-Você quer trocar algum livro? Quais são?
Não! Não gosto disso!

13-Na aba Meta, quantos livros você tem marcados? Cumpriu essa meta?
Desde que eles criaram isso, eu nunca cumpri minha meta. Mas, esse ano fui mais humilde: marquei 6, por enquanto, e já li um deles esse ano. Vamos ver se consigo cumprir.

14-Qual é o número no teu paginômetro?

 37.018. CHUPA, MUNDO!



A Tormenta de Espadas, George R. R. Martin


15-Qual o link do teu perfil do Skoob?
http://www.skoob.com.br/usuario/47146/ Me adiciona lá, gente! Como disse lá no início, adoro falar sobre livros: dar dicas, meter a ripa nos autores, dar uma de intelectual e blá blá blá.

Indique 5 usuários do Skoob para responder essa tag:
Gente, eu acho que isso nem existe mais! Eu indicava pessoas pra responder ao meme há 3 anos atrás, sei lá! Então, quem quiser, pegue as perguntas, cole no seu blog ou até mesmo em alguma nota no Facebook, deixa o link aqui nos comentários e eu terei o maior prazer em ler suas respostas.

Até mais! 
Se leu até aqui comente. Mantenha esse blog vivo. E faça com que minha dor nos dedos tenha valido a pena. Beijos.

3 comentários:

Babi Farias disse...

Ei, tu já leu muito hein? Um dia chego aos 100 pelo menos - cumprindo minha meta esse ano acho que me aproximo desse número. Alguns títulos me interessaram, depois vou procurar a sinopse dos mesmos pra ver se "me gustan". rs Hilários são seus comentários, menino bobo. :P

Beijo, Lucas!

Rodolpho Padovani disse...

Ei, gostei das suas respostas. Você está lendo Martin, li os três primeiros livros (sendo o terceiro meu preferido) e desanimei de comprar e ler os outros por causa dos que ainda vão ser lançados (daqui a 50 anos, haha).
Ah, considero Anjos e Demônios o melhor de Dan e estou ansioso para seu próximo livro ("Inferno", acho que lança esse ano).

Abraços.

Rodolpho Padovani disse...

PS: te adicionei no Skoob e segui por aqui (apesar que eu podia jurar que já te seguia, hahaha).