sábado, 18 de agosto de 2012

Aniversário do Atrás do Horizonte [3]


"Escolha cada palavra pela música que ela faz soar em seus ouvidos. 
Só depois, se for necessário, confira o sentido exato do que ela informa. 
Porque as palavras mais informam pela música que transmitem do 
que pelo significado frio dos dicionários". 
Carlos Drummond de Andrade

Uau! É difícil de acreditar, mas agora esse humilde blog entra no seu quarto ano. Dá pra contar a idade dele com os dedos de uma só mão, mas se for pensar em todas TODAS as experiências que todos nós tivemos nos últimos três anos, vamos perceber que isso é muito tempo.

Criei o blog quando eu ainda tinha 16 anos (Hoje eu vejo um garoto de 16 e penso: "É uma criança!") e não tinha passado por dezenas de experiências que me marcarão para o resto da vida. Puta que pariu: que texto chato!

É que eu não consigo não fazer um balanço geral nessas datas importantes. Sim, o aniversário do blog é uma data importante pra mim. E o meu cérebro me faz relembrar de tudo que eu vi só lendo os títulos de todos esses textos que eu escrevi (foram 345 até hoje!). Tudo me faz lembrar de um amigo, de uma briga, de uma situação ou de um sentimento que era tão intenso na época que eu deixava transparecer para as palavras mesmo sem intenção de fazê-lo.

E essa foi a minha grande vitória nesse tempo todo de blog: conseguir dar o toque especial aos meus textos, deixar a minha marca registrada nessas linhas virtuais. Por isso eu comecei esse texto com essa citação do Carlos Drummond de Andrade. Tenho por mim que eu encontrei o som das minhas palavras! Quando eu leio, eu vejo cores e sinto sabores; tento misturar isso ao som das palavras e consigo dar o clima que eu queria para o texto. 

Vendo os meus textos mais antigos, até mesmo as redações que eu escrevia na 8ª série e sem querer encontrei jogadas numa prateleira, percebo que eles não tem identidade: são textos que eu escrevi por escrever; eu ainda não sabia escrever com o coração. Mas de maio de 2011 pra cá eu comecei a perceber que os meus textos já são mais originais: eu já consigo imprimir neles o meu próprio estilo, consegui encontrar as palavras das cores/sons/sabores que eu queria. Isso me deixa muito feliz!

Talvez seja pretensão minha me auto-elogiar (essa palavra existe?), mas é que eu queria compartilhar isso com meus leitores. E da mesma forma que eu me esforço para admitir meus erros, também é um grande esforço encontrar acertos nos meus trabalhos. 

E esse é o momento exato para eu dizer: nesse último ano (agosto/2011 - agosto/2012) eu escrevi o meu melhor texto desses três anos de blog! Mas é claro que se eu dissesse qual é esse texto, seria um tiro no pé. Tenho certeza que alguém diria:

— Puta que pariu! Esse é o melhor texto dele? Meu Deus! O resto deve ser um lixo, então. Vou criar um aviso no meu computador para quando eu, por acidente, entrar nesse blog.

Ok, então fica caladinho e deixa eu continuar.

Meu eu


Nesses últimos anos, eu mudei muito e achei uma forma interessante de marcar as minhas mudanças: no ano passado, uma quantidade enorme de pessoas no Twitter fez o #100factsaboutme (prova de que todo mundo adora falar de si mesmo). Eu fiz diferente: resolvi postar aqui no blog (clique aqui). Alguns meses depois de publicar essa lista, eu entrei novamente na página e vi que muitas coisas já tinham mudado. Resolvi ir apagando tudo que já não era eu... É uma experiência interessante isso! Recomendo.

Tentando me conhecer melhor eu também aceitei o desafio de postar uma música por dia no Facebook durante 250 dias (clique aqui). Existe uma coisa mais inútil do que isso? Hãaaa...? Não! Mas também foi super divertido fazer isso e as respostas foram dadas (oi?) com muita sinceridade.

Nesse ano eu também li muita coisa boa na internet. Todos nós blogueiros temos quase sempre as mesmas ferramentas. É interessante ver como cada um de nós usa essas ferramentas pra deixar o blog com a nossa cara. E, para ser grato pelos momentos de diversão e reflexão que esses blogueiros me proporcionaram, eu elegi os melhores textos do ano (clique aqui) e compartilhei para os leitores do blog.

E tudo que eu vivi, o blog tava contando pra todo mundo: descobri muita música boa (Carry on, 18 de março de 2012), fui ao cinema (Experiências e reflexões sobre Titanic, 13 de abril de 2012), andei andei andei de ônibus (A Gorda, 04 de dezembro de 2011), entramos em greve (Bate-papo, 17 de agosto de 2012), passei horas e horas diante da televisão vendo novela (Experiências e reflexões sobre Avenida Brasil, 24 de julho de 2012; Manuela, 25 de setembro de 2011), fiz UÓ (Mateus, 22 de outubro de 2011), li muito (Sob as luzes de Copacabana, 04 de maio de 2012), fui roubado (Levaram a carteira!, 28 de novembro de 2011) e deixei o bigode (O bigode, 14 de novembro de 2011).

Além de mais uma vitória para esse blogueiro que vos escreve: consegui criar uma maneira de falar sobre sexo (Vamos falar sobre sexo?, 12 de junho de 2012), morte (Pensamentos mórbidos, 17 de dezembro de 2011) e violência (Sangue Frio, 24 de maio de 2012; Assassinato, 29 de junho de 2012; Plano diabólico, 22 de janeiro de 2012) de uma forma que se encaixasse na música que a banda desse blog toca.

Atrás do Horizonte em números


Pra finalizar, vamos aos números. Baixos, mas... maiores que zero. Nesses 366 dias (2012 é ano bissexto) foram 84 posts (o menor índice dos três anos), 56 comentários (O Blogger está em decadência. Agora as pessoas se limitam a Curtir no fim da página. Isso deixa o blogueiro desmotivado, viu?), 8 seguidores (a blogosfera já foi mais popular) e alguns Likes, mas que são quase impossíveis de contabilizar.


Então, é isso! Agradeço pela atenção, pelo tempo gasto em ler esse post desse tamanho e pelo comentário que você deixará ali embaixo. 

Muito obrigado!

Um comentário:

igor disse...

Parabéns, continue assim, com textos inteligentes (quase) todos os dias!! rsrsrs