terça-feira, 22 de junho de 2010

Viva o lado Copa do Mundo da vida!


Assim como as eleições e o aniversário de quem nasceu no dia 29 de fevereiro, a Copa do Mundo acontece de quatro em quatro anos. E eu nem preciso especificar que Copa é essa. Essas três palavras juntas já lembram muita coisa: futebol, festa, taça e pentacampeonato.


Eu costumo dizer que a Copa do Mundo é como o Natal. No mês de dezembro, tudo fica vermelho e branco, as pessoas ficam felizes e (quase) todos vivem o espírito natalino. E na Copa do Mundo não é diferente: as pessoas também enfeitam suas casas (fazem questão de mostrar pra que time torcem) e vivem as emoções de um torneio tão importante.

Não sei em outros países, mas no Brasil o negócio é sério.

O país do futebol é invadido por bandeirinhas, camisas, chapéus e, atualmente, vuvuzelas verdes e amarelas. Todos ficam empolgados e não é possível não se interessar pela Copa do Mundo.

É o assunto mais comentado na televisão, primeira página de jornais e revistas, manchetes enormes na Internet. É uma oportunidade de deixarmos o mundo entrar nas nossas casas e conhecê-lo todo num só canal.

Até mesmo quem não gosta de futebol se interessa pela Copa. Nem que seja pelo país do ex-namorado, ou pelas estatísticas da tabela, ou pela cultura do país sede. Nunca teremos a oportunidade de aprendermos tanto de uma forma tão rápida e divertida sobre a cultura e o povo de cada país. Não será nos livros de História que iríamos aprender que no Brasil só existem 29 norte-coreanos e que o México é o país que mais perdeu numa Copa do Mundo.

Mas, se nem Jesus agradou a todos, que diremos nós, reles mortais. Eu sei que existem (e eu conheço) pessoas que não gostam de Copa do Mundo. Eles acham bobeira, mais uma desculpa pra gastar dinheiro, uma grande perda de tempo… Infelizmente, eu só tenho uma coisa pra falar pra essas pessoas: a Copa do Mundo vai continuar existindo.

Então, se não podemos (e não queremos) fazer nada para mudar isso, vamos aproveitar essa festa. Vamos aproveitar a confraternização com o mundo. A Copa do Mundo é uma ótima oportunidade para um acordo de Paz.

A Copa do Mundo vai acontecer daqui a quatro anos e não precisamos ficar desanimados e pensar que precisamos aguentar isso enquanto vivemos. É melhor pintar a cara das cores da bandeira, soprar uma vuvuzela até a garganta doer e comemorar junto com 190 milhões de pessoas mais um gol do Brasil.

A propósito, esse nome me lembra muita coisa. A Copa de 2014 fica cada dia mais perto. Que tal nos acostumarmos com a Copa para que na próxima sejamos os melhores anfitriões do mundo? Isso, mesmo!

Todo mundo conhece aquele senhor chato que odeia festa, mas um dia resolvem fazer uma festa surpresa na casa dele. Pois é! A próxima festa é no Brasil, então é melhor tirar essas rugas da testa e ser feliz. Ninguém quer que um gringo vá embora pra casa dizendo que os brasileiros são mal- humorados e mal-educados!


Fica a dica! Viva o lado Copa do Mundo da vida.


E como qualquer festa tem sempre aquele mico, acompanhe a série Copa do Mundo no "Atrás do Horizonte" em todos os dias de jogos do Brasil. Para ver os textos de Vidas em Copa, clique aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns, ficou muito lindo e interessante. Adorei esse texto...