domingo, 15 de novembro de 2009

A obrigação de ser criativo

Muitas pessoas podem pensar que ser criativo é uma obrigação de alguma profissão ou de algum curso, como música, teatro, publicidade ou arquitetura. Mas atualmente, a sociedade meio que nos obriga a sermos criativos; e quem não o for, sofrerá as consequências.

Na escola nós somos cada vez mais cobrados e avaliados pela nossa criatividade. Isso é bom para incentivar os alunos a se tornarem únicas, criarem sua própria personalidade e poderem expressá-la de várias formas. Mas nem tudo são flores...

A adolescência é a transição da infância para a fase adulta, ou seja, quando começamos a tomar consciência do que é a sociedade, com todas as suas normas. Por isso, os adolescentes se sentem tão inseguros e temerosos de serem criticados. E eles se tornam mais tímidos e reservados e preferem esconder suas ideias para si mesmo, deixar que os outros tomem suas decisões.

O tempo vai passando e, no Ensino Médio, nós conhecemos os fantasmas dos vestibulares. E, aí, a deficiência causada pela timidez deve ser rompida de forma brusca.

Nesse momento, os adolescentes são "forçados" a quebrarem a barreira que existe entre suas ideias e o mundo externo e isso pode ser traumatizante.

Na escola, os professores de Língua Portuguesa, na maioria das escolas, dão um tema de Redação toda semana para o aluno descrever sua ideias. Mas a crítica ainda o aterroriza. Às vezes, pode ser por falta de prática, ou a falta de intimidade com a Língua, mas o medo ainda pode ser pior.

No dia do vestibular, os outros alunos fazem os seus "joguinhos" de confiança. Todos tentam se mostrar preparados para assustar os adversários e isso é um elemento fundamental para travar qualquer tipo de inspiração criativa.

Mesmo dizendo que não somos criativos, nós somos; mas o medo nos impede de mostrar nossa arte. E é melhor todos nós ficarmos preparados e confiantes; se acharmos que não somos criativos, aí, sim, as coisas podem se tornar mais apavorantes e esses pensamentos travam qualquer espírito criativo que se evapora com gota d'água em dia quente.

Um comentário:

Jana Barreto disse...

Você falou de timidez. eu acredito que a timidez pode ser o grande vilão na hora de criar... se você sempre vive dentro de limites, é dificil soltar a imaginação, perder o medo de inovar.
Gostei bastante do teu texto.
beijão ^^