quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Saci de Patinete!

Pode-se dizer que o povo brasileiro é mentiroso, mas, em outro ponto de vista, pode-se dizer que ele é criativo. Prova disso é o Folclore Brasileiro. É um tanto de coisa que esse povo inventa, que espalha pra todo mundo e, cada um aumentando um ponto, chega numa história louca, criada com a participação de cada um.

E todos nós, brasileiros, conhecemos pelo menos uma história que é contada em todo esse território, cheio de gente criativa. E um dos mais intrigantes é esse do gorro vermelho. Não é o Papai Noel, é o Pererê. Saci Pererê. Tem gente que fala que ele tem alguma ligação com seres do mau, mas eu nunca tive prova nenhuma sobre isso. Esse bicho... desculpa, esse ser da imaginação é uma peste que inferniza a vida de todo mundo. Fuma aquela cachimbo fedorento, parece que nasce do pé de palmito, se locomove num redemoinho. Ah! Já ia me esquecendo: ele tem só uma perna.

Obviamente, não foram meus pais que me contaram sobre o Saci, mas eu não sei onde eu aprendi sobre essa criatura.

Mas o do gorro vermelho não é o único. Tem a sereia que também é um ser que encanta o mundo todo. (Que trocadilho horroroso!) O boto cor-de-rosa, a caipora e o político honesto também fazem parte da imaginação popular.

Outro é aquele Lampião. Sabe? Aquele da Maria Bonita? Esse mesmo. Tem gente que diz que o Lampião não pode se apagar (outro trocadilho) da nossa história, ele faz parte do nosso folclore. Um homem que matou um punhado de gente, que tocava o terror no sertão não deve ser esquecido. Esse povo tá perdido.

E quem com mais de 10 anos não lembra do chupa-cabra? Eu morria de medo daquilo. Eu acho que uma vez passou até no Linha Direta.

E tem também as histórias regionais. Não regionais, como Norte, Sul, Centro-Oeste; estou dizendo da região onde fica o arraial ou a cidade de quem inventou a história.

Quando eu era pequeno fui passar uns dias na casa de um tio na fazenda. Dizia que naquele lugar tinha tinha uma mulher que andava de branco durante a noite. Eu não me lembro, mas eu acho que ela pegava as pessoas que andavam nos pastos escuros.

E tinha a lenda de um cavaleiro invisível. Se você andasse pelas estradas escuras, você logo ouviria o barulho de patas de cavalo correndo atrás de si. Parece que ele derrubava as pessoas que estavam a cavalo.

Eu não sei como eu tive coragem de passar uma semana naquele lugar. Ah! E quando eu fui, tinha um outro visitante na casa. Esse menino era sonâmbulo e numa noite ele saiu gritando: "Quem tem latinha?"

Imagina, né! Tudo é culpa da imaginação brasileira.

Mas se não fosse a imaginação, a criatividade desse povo verde e amarelo (você é verde ou amarelo?) o Brasil não era o lugar que é hoje. E, quem sabe, a imaginação do povo não faz com que nós tenhamos uma esperança por um país melhor.

E eu acho justo representar o povo, sua imaginação e sua esperança com o símbolo do Folclore: o Pererê.

Nenhum comentário: