quinta-feira, 7 de abril de 2011

Patrocínio 169 anos!

Que gracinha! Não podia deixar de falar da minha terra-natal. Eu acho que eu posso ir a qualquer lugar do mundo, morar durante muitos anos num lugar, mas nunca me sentirei tão seguro e tão à vontade como eu me sinto em Patrocínio.

Poderia citar uma série de problemas, mas... eu não quero fazer isso. Por mais que eu reclamasse, às vezes, da minha cidade (cuspindo no prato que comi) eu agora percebo o quanto Patrocínio tem o seu lado divertido.

Podemos sentar numa roda de amigos e discutir tantos personagens que andam pelas ruas: os personagens típicos de cada bairro. Ou algum senhor que junta latinhas, ou um outro que gosta de ficar na janela da sua casa observando os vizinhos, ou outro que esbraveja "Quebra-queixo" com aquele grito que só ele sabe dar.


Estando em outro lugar, onde existem pessoas que nunca foram à minha cidade eu vejo o quanto é divertido contar as histórias de Patrocínio. Contar sobre o povo de cada bairro Sim! Nós sabemos como as pessoas vivem e como elas se comportam lá no Boa Esperança, na Morada Nova, no Santo Antônio, no Marciano Brandão ou na Matinha —;contar sobre a história; falar do prefeito e dos ex-prefeitos; contar sobre as nossas escolas e sobre a nossa agitada vida social nas Praças.


Acho legal contar que ainda passa o trem no meio da cidade. No meio da principal avenida da cidade. Poderia citar alguns atrasos em Patrocínio por causa dessa linha de trem, mas... quem se importa? Quer dizer, tem gente que se importa: não sou eu que mora ali no São Judas ou lá no Morada do Sol onde o trem passa com aquele apito estrondoso. Mas é legal! Tem gente que gaba da sua cidade ter um shopping, um cinema, mas você pode chegar pra ele e dizer: "Você nunca viu um trem de ferro!"



Ainda tem o Cristo Redentor! Viu? Patrocínio pode ser comparada ao Rio de Janeiro. Quer dizer... o Cristo foi construído em 1994 em algumas circunstâncias e hoje tá meio largado lá, né! Mas já que tá lá, o Cristo poderia muito bem ser reformado para que os viajantes parem de dizer que o Cristo indica outros lugares melhores: Patos ou Uberlândia.

E o mais legal de tudo: os leões na entrada da Prefeitura. Que outra prefeitura tem dois leões na entrada? A Prefeitura é uma obra de arte no meio do Cidade Jardim ou Centro, não sei . E o prefeito religioso levou um terço pra casa.

Patrocínio comemora 169 anos hoje. Mas com corpinho de 168!

Parabéns pelo aniversário e eu vou comemorar na Festa da Cidade!

Um comentário:

# GabiiCiribelli disse...

usahuhsahsa adoreei ! patrocity foreveer *--*
ps.: adorei a parte do prefeito religioso!
sahushahsuhauhsa euri.com/atecairnochao
husahaushuah sz
by g.ciribelli (=