sábado, 21 de julho de 2012

Saindo do armário


Steven Carter  subiu ao palco para receber um prêmio por um artigo que escreveu sobre a juventude na sua cidade. Decidiu fazer um discurso:


“Eu estou muito orgulhoso... Eu estou muito... feliz por ter... vencido pela escola. Mas... hum... Sinto-me como um fracassado. Sabem, eu escrevi sobre como deve ser crescer para muitos de vocês, mas... há outro artigo que foi escrito e incluído no jornal da escola, mas foi... censurado porque era sobre um jovem garoto que... é gay. [Pausa] Eu... eu escrevi aquele artigo. Gostaria que o tivessem lido, assim poderiam entender. [Para si mesmo:] É tão difícil... [Para o público] Sinto-me cansado de estar completamente sozinho. Queria ter amigos que... que... que gostem de mim pelo que eu sou de verdade. Gostaria de ser parte de uma família que me ame pelo que eu sou e não... por alguém que eu finjo ser para poder manter o amor deles. Estou cansado de me esconder, de estar deprimido e... com medo. Vocês têm noção?! Deve ter mais alguém que se sente assim, como eu: fechado para dizer o que tem vontade. [Pausa]. Bem, obrigado por aprovarem meu artigo. Eu sou... eu sou gay [suspira aliviado]. Desculpa, mãe, pai: vocês podem apostar que vocês não são os únicos pais por aí que tem um filho gay. É só amor! Com que as pessoas se assustam? Obrigado por me ouvirem.”


Cena do filme "Saindo do Armário" (Get Real!, 1998), de Simon Shore. Foto do ator Ben Silverstone no momento do discurso. Queria poder falar mais da carga dramática da cena, mas não quero entregar spoilers do filme. 

Nenhum comentário: