terça-feira, 6 de abril de 2010

Os "dorados"

Há muito tempo quero escrever sobre um… um… Na verdade, eu nunca pensei direito em qual categoria isso pode ser classificado. Talvez, possa dizer um povo, uma raça… Isso! Uma raça talvez seja o mais adequado. Eu quero falar sobre os “dorados”. Esse é o jeito que se fala. Se eu escrevesse “dourados” talvez eu até me perdesse pelo texto e começaria a mudar o assunto, fugir do tema… Essas coisas! Então, eu vou falar sobre os dorados.

Eu não sei se essa palavra serve para a designação de uma raça, mas aqui no interior de Minas, é só você dizer “dorado” que todo mundo sabe o que é.

Eu aprendi que os “dorados” vem de uma mistura de alemães com ciganos. Não tenho a mínima ideia de onde eles se encontraram, mas foi daí que surgiu uma das raças mais famosas da minha região.

Todos por aqui sabem as características típicas de um “dorado”. Claro que existem algumas variações de um indivíduo para o outro, mas sempre com uma coisa parecida.


O que eles comem?


Todos sabem que os “dorados” comem, principalmente, rosca. Por isso, nós todos devemos ser precavidos quando sairmos da padaria com um saco de rosca. Corremos o risco de ouvir um grito:

— Oh, dorado!

Realmente é muito constrangedor para alguém que não está acostumado, mas eu já estou habituado a isso. Meu pai me chama de dorado todo dia.

Outra situação envolvendo a rosca acontece na escola. Nas escolas públicas aqui da cidade, às vezes, eles servem rosca. E aí tem sempre um engraçadinho que fica perto da fila.

— Oh, dorado!


O que eles bebem?

Suco de groselha é a bebida mais característica dos “dorados”. Eu não sou muito chegado no suco de groselha, mas já tomei algumas vezes na vida. Eu acho que a história do suco de groselha vem da época em que vendia o pacotinho de suco de groselha por R$0,10.

E o suco de groselha também cabe nos gritos.

— Oh, dorado! Só falta a rosca e o suco de groselha.


Comportamento

Eu procurei no dicionário, mas na existe essa palavra: catirar. Talvez escreva de uma outra maneira, ou quem sabe nem exista essa palavra, mas… Seu significado é trocar.

— Dorado gosta d’uma catira.

É como catirar um móvel por uma televisão, uma pulseira por um colar, alguma coisa inútil por outra mais inútil ainda. Isso nós descendemos dos ciganos.

Outro comportamento tipicamente “dorado” é ir à praia e voltar torrado, morrendo de vontade de alguém perguntar:

— Onde ‘cê foi?

Só para dizer:

— Na praia.

Isso a gente herdou dos mineiros, mesmo.


Aparência

(Não consigui achar nenhuma foto que possa ilustrar bem a aparência dos "dorados".


Dá pra reconhecer um “dorado” pela sua aparência. Os “dorados” são sempre brancos. Claros, daqueles branquelos, mesmo. Alguns tem os cabelos loiros, os olhos claros (o que não é meu caso). E também penteiam o cabelo no meio (quando eu descobri isso, parei de fazer isso). Dá pra notar a semelhança com os alemães.


Modo de falar

Além da aparência, o modo de falar do “dorado” é muito peculiar. Quem não é muito habituado não entende o que ele disse. Não que use um dialeto diferente do português, não. É que eles usam o idioma de uma maneira distorcida.

— ‘Cê qué, Maria, tomá café lá em casa hoje?

Parece fácil lendo da maneira que estamos acostumados a ler, mas imagine a pessoa falando isso correndo dando pausas entre uma palavra e outra. É algo muito complexo para explicar em palavras.

Outra pérola, na loja de calçados:

— “Cê tem chinelo de dedo Rider?

Eu confesso que eu mesmo disse isso. Quando eu saí da loja eu quase pulei no bueiro de tanta vergonha.

Outra coisa sobre o modo de falar doradês: eles falam berrando.

É isso aí. Talvez eu faça minha tese de doutorado sobre o “dorados” e apresento a raça para o mundo todo.

— Oh, mas ‘cê é doido demais, uai!

— Oh, dorado!

Um comentário:

Aleixo Pellaquim disse...

kkkkkkkkkkkkkkkk gostei dessa tese minha muié é dorada e eu racho de rir hauhsuhuaushuhauhsuhauushuahuhsuahuhususamnvbv muito bom ahhh eu não sou dorado não vim lá do Paraná