quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Joana e Mário

D. Joana é uma senhora que ligava todos os dias no supermercado onde eu trabalhava. Ela adorava perguntar o preço de tudo que tínhamos nas prateleiras.

— Betinho, — (ela me chamava assim) — quanto é que está a lata de milho verde? E a latinha de azeite? E o vidro de azeitona?

Eu definitivamente não tinha muita paciência com D. Joana, mas eu era obrigado a responder.

— R$2,30, D. Joana.

Na verdade, ninguém tinha paciência para atender o telefone quando era D. Joana no outro lado. Pior era quando alguém atendia e me passava o telefone dizendo que estava ocupado e não tinha tempo de anotar a encomenda de D. Joana.

— É R$6,59, D. Joana.

Mário era um sujeito que tinha alguns problemas mentais. Ninguém nunca soube direito como ele tinha enlouquecido, mas todos sabiam que ele era maluco de pedra.

Ele aparecia no balcão pedindo alguma coisa, mas eu não conseguia entender o que era. Chamava o patrão para decifrar o enigma.

— O que é que é, Mário? Sabão? Pão? O quê? Requeijão?

Foi horrível quando os dois surgiram ao mesmo tempo.

Mário chegou, jogou três moedas no balcão e pediu. Eu como sempre não entendi o que ele disse. Fui nos fundos do supermercado chamar o patrão.

— Eu estou ocupado. Peça para ele esperar uns segundos.

Voltei para o balcão. Não sei se Mário entenderia o que ia dizer, mas eu dei o recado do patrão.

No momento seguinte, o telefone tocou. D. Joana. Merda.

— Oh, Betinho, vocês tem papel higiênico? Quanto é que tá? E a palha de aço? Vocês tem refrigerante de laranja?

Eu continuava respondendo às perguntas de D. Joana e o patrão não aparecia para atender Mário. Eu fiquei desesperado quando os olhos de Mário ficaram vermelhos, ele começou a cuspir e esmurrar o balcão. Ele batia o punho com muita força. Onde estava o patrão que não aparecia?

— Me dá! Me dá! — ele gritava.

— Vocês tem daquele shampoo que a moça da novela faz a propraganda na televisão? — D. Joana perguntava.

— Eu quero! Eu quero!

— E daquele sabonete azul? Vocês tem?

AAAAHHHHH!

Eu não consegui aguentar. Gritei enlouquecidamente. O patrão apareceu correndo para me socorrer. Não sei se ele entendeu o que Mário pediu, nem sei se ele anotou o que D. Joana queria. Só sei que aqueles dois, combinados são componentes para uma bomba atômica.

Um comentário:

Nathália disse...

AKSPOESKPAOSKSPOA, adorei lucas. Nossa se isso acontecesse cmg não aguentaria metade do que o Betinho aguentou haha . nem paciencia eu tenho! ;)