O mistério que envolve o número 7 já me rendeu muitas discussões com meus amigos. É difícil alguém nunca ter percebido esse número está tão presente em nossas vidas, mas eu posso ajudar a refrescar a memória.
Vamos começar com música; as sete notas musicais: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si. Ou se preferirem C, D, E, F, G, A, B. E, além da música, há mais 6 belas-artes: 7 no total.
O número 7 é o número sagrado em algumas religiões e muito presente em fatos de outras. Por que são sete e não seis ou oito virtudes? E quem não sabe de cor os 7 pecados capitais: Luxúria, Preguiça, Avareza, Gula, Soberba, Inveja e Ira. E alguém já ouviu falar nos 7 desastres do apocalipse?
Além disso, tem os sete sacramentos do cristianismo.
Existem também 7 planetas da Astrologia exotérica, e 7 constelações com 7 estrelas. E são sete os planetas sagrados.
Também tem outras coisas muito mais simples, como aquele joguinho que é ótimo para crianças: por que sempre é um "Jogo dos 7 erros"? Poderia ser 4 ou 9, mas não, tem que ser sete.
E os sete dias da semana, os mesmos sete dias que Deus gastou para fazer o mundo.
Vamos agora para os contos de fadas: Lembram-se daquela moça que tinha a pele branca como a neve e o cabelo preto como o ébano. Pois é. Branca de Neve e quantos anões? Exatamente. Acertou quem disse 7.
Existe um hábito das pessoas que moram a beira-mar, ou que pelo menos passam o réveillon na praia: as pessoas pulam 7 ondas quando chega o Ano-Novo.
Nas histórias fantásticas também existe aquela velha expressão: "ele cruzou os sete mares". Nessas mesmas histórias, existem mitos de que além do arco-íris existe muito ouro. E quantas cores tem o arco-íris? O mesmo tanto de cores em que a luz branca se divide.
E as coisas da vida...
Quando uma pessoa morre dizemos que ela está a sete palmos debaixo da terra e, quando temos um segredo, guardamos a sete chaves.
E as vidas dos gatos? Os seres mais místicos do mundo possuem sete vidas. Todas muito bem aproveitadas.
Existem também 7 continentes: Ásia, África, Oceania, Europa e as três Américas. E temos também sete maravilhas do mundo antigo e sete do mundo moderno.
Para finalizar, sete é o resultado da soma dos lados oposto de um dado (1 e 6, 2 e 5, 3 e 4). Se um dado não for assim, ele foi construído errado.
Enfim, o sete é o número da perfeição.
Não é para me gabar, mas...
Hoje é dia 7. Sete de outubro. Meu aniversário.
Obrigado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário