segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Chegou o verão, isso é pura sedução!


"Como eu gosto do verão
Do mar azul e do calor
Como eu gosto do verão
Do sol da praia e muito amor
Como eu gosto do verão
Passar as férias em alegria
Como eu gosto do verão
E dançar na romaria"
(Verão Amigo, Nuno Miguel)

Hoje é o primeiro dia do tão esperado verão. As pessoas vão às academias e malham até a panturrilha ficar dura para exibi-la depois; as pessoas param de comer chocolate desde julho só para conseguirem manter a forma; fazem bronzeamento artificial para não parecer uma barata descascada quando vai à praia; e quase todas as viagens feitas por pessoas do interior são para a praia.

O verão é o momento em que um monte de gente fica com o mínimo de roupa possível e se aglomeram num lugar tão grande, mas que, com tanta gente, fica parecendo um ônibus às seis da tarde.

Você ouve muito falando sobre a moda do verão: o maiô desse jeito, o biquíni daquele, a sunga daquele modelo, aquele decote, aquela blusa… Isso só pra quem mora à beira-mar, mas, aqui no interior, onde o clima é mais quente que trailer de hot-dog e não tem praia, a gente continua a andar com as mesmas roupas de sempre.

A segunda estação de algumas cidades brasileiras — que só tem verão e inferno — é a hora de aproveitar o momento das férias escolares. É a hora de acordar mais tarde, não se preocupar com dever de casa, ficar na Internet até o computador pifar, e viajar.

É interessante como todo mundo do interior quer ir para a praia, e todo mundo do litoral quer ir para as montanhas. É possível que eu saia da minha casa e vá passar as férias em Vila Velha — que é um dos principais destinos litorâneos dos habitantes da minha cidade — e encontrar aquela vizinha chata que tem um gato idiota e gosta de furar a bola de futebol dos meninos que a deixam cair no seu quintal; ou aquele vizinho barrigudo que adora ir a qualquer churrasco na sua casa e enche a cara; ou qualquer outra pessoa que você desejaria nunca ter conhecido.

É um momento em que podemos aproveitar uma paixão de verão, porque não se pode ter uma paixão de verão no inverno. Não se pode esquecer o tão sofrido horário de verão, que começou em outubro e termina daqui uns dois meses ainda. E o maior dia do ano. Exatamente, o dia 21 de dezembro é o maior dia do ano. Mas ele já está acabando. Também é hora das férias de verão, as festas de verão, é hora de tomar sorvete, é hora de ir ao clube, é hora de mostrar o resultado da sua malhação. É hora de jogar vôlei de praia ou fazer qualquer coisa que se queira fazer.

O verão chegou e não se fala em outra coisa em qualquer lugar. O sol está sobre nossas cabeças aquecendo os nossos dias. Ai, que lindo!

É, mas isso não é a realidade do Triângulo Mineiro. Hoje, a estreia do verão, caiu um toró — que é o que chamamos de chuva violenta e repentina — e me deixou preso a uma livraria. Mas tudo bem. O Natal está aí e, como diz o Chaves, devemos amar nossos inimigos.

P.S. Como diz Pedro Bial: não deixem de usar o Filtro Solar.

Nenhum comentário: